quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Felicidade, I

Estou a trabalhar no meu Projecto de Felicidade, e acho que vocês poderiam ter um também!

Cada projecto que seja criado vai ser diferente, mas é rara a pessoa que não pode sair beneficiada com esta criação.

Assim, inicio aqui uma série de pensamentos… e cada post meu irá dar dicas para pensar sobre o nosso projecto de felicidade.

Muitas das minhas “felicidades” mais significativas são acções de reforço que chegaram a mim como reacção às coisas que deram errado no passado. É difícil de aprender com o passado, porque esse processo significa que eu tenho que analisar muito bem as coisas na minha vida que não me remetam de novo para onde eu falhei, ou fiquei desapontado, ou não aproveitei a ocasião, ou senti remorsos, culpa ou raiva. Voltar a viver esse passado não é divertido!

Também é difícil de fazer (aprender com o passado)!! Uma maneira de eu "aprender com o passado" é aplicar a minha grande questão para identificar o problema: O que eu gostaria que tivesse sido diferente sobre o que se passou? Quando eu realmente olhar cuidadosamente para identificar um problema exacto, que não seja apenas um vago sentimento de insatisfação, eu acabo sempre por ver uma solução para o futuro. Sempre que eu faço este exercício de "Aprender com o Passado", acho que é muito gratificante, pois consigo em algum aspecto da minha vida ser mais feliz, mas também fico com a sensação emocionante de ter corrigido uma coisa... de me ter resgatado.

Pensemos então:
Houve alguma ocasião em que aprender com o passado nos permitiu fazer algo mais feliz no presente?