terça-feira, 21 de julho de 2009

O Paradoxo do Beijo

O Beijo… hoje deu-me para isto!! Tenho que me tratar!!

Alguém um dia definiu o beijo da seguinte forma: Um beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido.
Mas que segredos se escondem no momento em que os lábios se encontram…?
Não se sabe como surgiu o primeiro beijo da humanidade… Conforme pesquisei na internet, os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium (trocado entre conhecidos); o osculum (dado apenas aos amigos íntimos); e o suavium (o beijo dos amantes).
Mais importante que a História do Beijo e dos seus segredos, considero mais importante também a Química do Beijo. Se não, ora pensem: quando duas pessoas se beijam, nossos orgãos fazem a libertação de substâncias químicas designadas neurotransmissores. Ocorre assim a “química do beijo”.
Quando alguém se apaixona o organismo é atacado por várias substâncias, dentre elas a feniletilamina. Uma simples troca de olhar, um aperto de mão ou beijo apaixonado podem desencadear a produção desta substância. Há muitos anos que os cientistas a estudam a relação entre a feniletilamina e o amor, sugerindo que o cérebro de uma pessoa apaixonada contém grandes quantidades da mesma e que poderá ser a responsável, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados. O Beijo também está relacionado com os nossos sentidos, os “Sentidos do Beijo”…Durante o beijo visualizamos a pessoa amada mais perto, sentimos o seu cheiro, sentimos o seu sabor e tocamos uma das partes mais sensíveis no nosso corpo: os lábios. Durante um beijo mexemos 29 músculos, 17 dos quais são linguais (para os que usam!). Os batimentos cardíacos podem aumentam de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue. Mas há um pormenor de suma importância, no beijo há uma considerável troca de substâncias, bactérias, e uma grande quantidade de vírus. Não há Beijo sem senão!… loool


BEIJO - Jorge de Sena

Um beijo em lábios é que se demora
e tremem no abrir-se a dentes línguas
tão penetrantes quanto línguas podem.
Mais beijo é mais. É boca aberta hiante
para de encher-se ao que se mova nela.
É dentes se apertando delicados.
É língua que na boca se agitando
irá de um corpo inteiro descobrir o gosto
e sobretudo o que se oculta em sombras
e nos recantos em cabelos vive.
É beijo tudo o que de lábios seja
quanto de lábios se deseja.

Grande som... em português!

Conheci os Massala à quase 3anos num programa de televisão. O album é fantastico, com musicas espectaculares... bom som mesmo!